O Partido Comunista do Brasil, PCdoB-DF, anunciou na manhã de quarta-feira, 12 de maio, o apoio à candidatura de Agnelo Queiroz (PT) para o governo do Distrito Federal. “Estamos, oficialmente, retirando a pré-candidatura do camarada Messias de Souza, que agora disputará uma cadeira na Câmara Federal. Nosso objetivo é construir a unidade da base do presidente Lula na Capital Federal, em torno do pré-candidato do PT, Agnelo Queiroz, e para isso atuaremos para formar uma chapa forte, que contemple o PDT, o PSB e o PMDB”, afirmou o presidente comunista, Augusto Madeira, durante encontro realizado no Hotel Mercure.
O presidente do PT, Roberto Policarpo, saudou a decisão: “É a primeira aliança oficial que estamos realizando para a disputa eleitoral. O PT e o PCdoB têm um projeto comum de desenvolvimento, democracia e transparência administrativa para Brasília”. Representando a Executiva Nacional petista, Arlete Sampaio lembrou que “a atuação conjunta do PT com o PCdoB é histórica, desde a primeira campanha de Lula para presidente. É uma aliança de caráter estratégico”.
Walter Sorrentino, dirigente nacional do PCdoB, considerou “de dimensão nacional a decisão que os brasilienses tomarão em outubro próximo. A vitória da base que apoia Lula aqui terá grande significado, pois Brasília é a capital de todos os brasileiros”. Com ele concordou o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), para quem “o projeto político nacional, de Dilma, e o projeto político local, do Agnelo, formam um movimento político único. Uma luta pela continuidade e aprofundamento da orientação democrática avançada e sintonizada com o movimento popular e progressista que o presidente Lula está dando ao país”.
Messias de Souza, que agora concorrerá a deputado federal, disse que pretende atender aos anseios dos brasilienses na Câmara e reforçar a bancada “que dará sustentação à presidenta Dilma. Se estivéssemos reunidos aqui há 8 anos, estaríamos portando faixas de ‘Fora o FMI!’ e ‘Fora ALCA!’. Isso não acontece hoje porque, sob o governo Lula e com a ministra Dilma, o Brasil enfrentou com eficiência a crise econômica que abalou o mundo capitalista e reforçou os laços com a América Latina, inclusive fortalecendo o Mercosul”.
Agnelo Queiroz expressou sua alegria com o apoio recebido e se comprometeu a realizar um governo “em que Brasília será exemplo para o Brasil de execução de políticas públicas e transparência governamental. Faremos o melhor, e nada menos que o melhor, para o povo que vive, estuda, trabalha e mora no Distrito Federal”.
Na noite anterior, 11 de maio, mais de 700 pessoas prestigiaram um jantar em apoio à pré-candidatura de Messias de Souza, na churrascaria Bufallo Bio. Dentre os presentes, o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB), o senador Cristovam Buarque (PDT) e o pré-candidato ao governo Agnelo Queiroz (PT).
Carlos Pompe, secretário de Comunicação do PCdoB-DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário